Pesquisar
Close this search box.

Telemetria Avançada: o que é e quais as vantagens de utilizá-la na sua frota

A Telemetria Avançada pode ser a solução que a sua operação com grande frota precisa. O desafio enfrentado pela maioria das distribuidoras e transportadoras está justamente na gestão da operação com os veículos em movimento e à longas distâncias. Para tomar decisões mais precisas e ter controle total sobre a frota e o desempenho do translado, é preciso contar com informações assertivas em tempo real. 

O que pode facilitar o trabalho de profissionais da área logística é a Telemetria, sistema que levanta, armazena e repassa dados relevantes de forma remota à empresa. Neste artigo, explicaremos tudo sobre as funcionalidades da solução e os benefícios que ela pode proporcionar à sua frota. Saiba mais! 

O que é a Telemetria e o que ela oferece? 

A princípio, a palavra Telemetria é de origem grega. “Tele” quer dizer “de forma remota” e “metria” significa “medição”. Nesse sentido, a definição de telemetria é “medida remota” em tradução literal. E se encaixa perfeitamente naquilo que transportadoras e distribuidoras buscam e necessitam em sua atividade rotineira.  

A Telemetria veicular é um conjunto de tecnologias que permitem o acesso de dados do veículo, da operação e do motorista à distância. Através de um único equipamento é possível captar, armazenar e transferir dados. Justamente, essas informações são encaminhadas para uma central que acompanha e analisa a performance da operação como um todo. A partir dessas análises, é possível definir ações e medidas estratégicas a serem aplicadas. 

Utilizado por mais de 69,2% de profissionais do ramo, segundo a pesquisa Tendências da Gestão de Frotas em 2021, o sistema é diferente do rastreamento que conhecemos. O que mais os distingue é a fonte dos dados, que, no caso da Telemetria, são obtidos pela rede CAN.

Por meio de um barramento de dois fios que é o principal sinal de comunicação dos veículos, possibilita a troca rápida e segura de informação entre as unidades de comando. Após ser captada, é transmitida por sinais de rádio, celular ou internet, e gera relatórios compilando os fatores registrados de acordo com a necessidade e o objetivo do momento. 

A Telemetria oferece às distribuidoras e transportadoras: 

  • Acompanhar dados mecânicos do veículo, velocidade, localização exata, distância percorrida, tempo de paradas, temperatura do motor, freada ou aceleração brusca, etc. 
  • Realizar manutenção preventiva e mudanças efetivas visando melhorar a produtividade e segurança no trabalho. 
  • Criar novas oportunidades de trabalho devido às ações rápidas que permitem a flexibilização na mudança de rotas e a definição de prioridades. 
telemetria avançada grandes frotas segurança da operação

Mas e a Telemetria Avançada? Qual a diferença em relação à Telemetria tradicional?

De antemão, o que difere a Telemetria por si só da solução Maxtrack de Telemetria Avançada, é que ela combina outras tecnologias para promover informações mais completas sobre a operação.

O sistema trata dados via Inteligência Artificial, permitindo o acompanhamento da performance dos veículos e condutores. Assim como permite a obtenção de insights e apontamentos que resultem em melhorias contínuas. Ao implementá-lo, a tecnologia possibilitará ações como:

  • Programação de limites máximos de velocidade;
  • Monitoramento e auxílio na recuperação de cargas e veículos;
  • Envio de alertas de voz ao condutor em diferentes contextos;
  • Detecção de riscos para a operação.  

Além disso, os alertas podem ser personalizados, e, eventualmente, quando há uma ocorrência, o gestor da frota tem acesso imediato aos dados de telemetria combinados com as imagens da câmera instaladas no veículo.  

Confira outros benefícios da Telemetria Avançada

Juntamente com as funcionalidades descritas do tópico anterior, outro diferencial do nosso sistema é o monitoramento do combustível por veículo e motorista. Geralmente, as empresas medem o consumo pelo abastecimento, o que não garante informações confiáveis nem completas sobre a gestão do combustível.  

Entretanto, com a nossa solução de Telemetria Avançada, é possível analisar o abastecimento e as ações que influenciam na redução do tanque para além do normal. Do mesmo modo, pode-se traçar o diagnóstico de ocorrências incomuns, como: veículo ligado desnecessariamente ou furto de diesel. Assim, viabiliza-se a tomada de decisões assertivas e criar estratégias para reduzir gastos. 

A coleta precisa desses dados impacta diretamente na saúde da sua equipe e no cuidado com o meio ambiente. Isso porque, ao diminuir o consumo de combustível, o seu negócio estará reduzindo também a emissão de CO2.  

Assim, os colaboradores estarão menos expostos a gases nocivos durante a operação e você contribuirá com a preservação ambiental. Reiterando que esse pode ser um diferencial competitivo, tendo em vista que o mercado está cada vez mais escolhendo empresas preocupadas em colaborar com um futuro melhor para o planeta. 

Quer saber mais sobre a Economia de Combustível Maxtrack? Leia o artigo: como economizar combustível na sua frota?

Garanta mais precisão em suas decisões com a nossa solução de Telemetria Avançada 

Com o acesso dos dados coletados pela nossa solução, a sua empresa encontrará gargalos na operação e terá a oportunidade de resolvê-los com mais rapidez, eficiência e economia. Para conhecer mais detalhes da tecnologia e aplicá-la em sua frota, entre em contato com um de nossos consultores. 

Por Assuntos

Conteúdos recentes

Assista também

YouTube player