Pesquisar
Close this search box.

Sua frota mais segura: conheça a Torre de Fadiga

Antes de mais nada, você sabia que mais de 60% das situações de risco na estrada envolvem fadiga do motorista? Esse foi o dado encontrado na pesquisa conduzida pela Maxtrack em parceria com a MedNet, especialista em medicina e segurança do trabalho. Por isso, o monitoramento de fadiga é uma preocupação frequente em empresas de transporte de cargas. Leia o post até o final para entender como atuamos para diminuir o problema e manter sua frota segura.  

No trânsito, tudo acontece em fração de segundos. Pequenas distrações, que, em qualquer outra situação seriam inofensivos, se torno potencialmente perigosos. Bocejos frequentes, piscadas longas ou mesmo distrair-se olhando para a paisagem podem ocasionar acidentes graves. Além disso, a situação se agrava quando falamos do transporte rodoviário, com velocidades mais altas do que na cidade, veículos pesados e motoristas profissionais mais sujeitos ao cansaço causado pela direção.  

Para evitar acidentes ocasionados por episódios de Fadiga do Motorista, transportadoras e embarcadoras recorrem a soluções de monitoramento de fadiga e desatenção. Constantemente, essas estratégias se propõe a acompanhar sinais de fadiga e notificar à empresa dos motoristas que precisam de intervenções, seja com avaliações médicas, seja controlando melhor sua jornada, garantindo que consiga descansar o tempo necessário. 

Entretanto, um dos grandes desafios das soluções para monitoramento de fadiga atualmente é o intervalo de tempo entre o acontecimento do sinal de fadiga e a intervenção com o motorista. Como dissemos anteriormente, segundos fazem diferença entre uma rápida reação preventiva e um acidente de grandes proporções. 

Como lidamos com a situação? Continue lendo para descobrir!  

Monitoramento de Fadiga e Desatenção Maxtrack 

A fadiga do motorista é caracterizada pela sensação de cansaço, falta de energia ou necessidade de repouso. Existem várias causas possíveis para a fadiga, sendo algumas delas a sobrecarga de trabalho, doenças, má qualidade do sono e uso de medicação.  

Dirigir sentindo-se fadigado é perigoso pois o cansaço ao volante provoca diversos prejuízos ao condutor como reflexos lentos, diminuição da função cognitiva e falta de equilíbrio. Além disso, no ápice do quadro, dormir ao volante, acidentes são certos.  

Por isso, desenvolvemos uma solução de monitoramento de fadiga e desatenção que acompanha diversos sinais e caracteriza-os de leve à gravíssimo, cada qual com sua forma específica de intervenção.  

Alguns dos sinais de fadiga podem se apresentar como: 

  • Bocejos em curto intervalo de tempo; 
  • Piscadas longas; 
  • Pálpebras parcialmente fechadas; 
  • Saída de faixa; 
  • Reações lentas para semáforos ou lombadas; 
  • Reações bruscas à imprevistos. 

Esses sinais, que chamamos de eventos, são analisados em tempo real, permitindo que as intervenções sejam assertivas e evitem acidentes. A responsável por esse acompanhamento em tempo real é nossa Torre de Fadiga, tema do próximo tópico deste post.  

Torre de Fadiga: acompanhamento de motoristas 24/7 

Com uma equipe especialista em medicina do sono e medicina do trabalho, nossa Torre de Fadiga acompanha os motoristas no dia a dia, unindo a solução tecnológica com o cuidado humano. 

Para monitorar o motorista, utilizamos a chamada câmera de fadiga. Ela é instalada na cabine do caminhão e utiliza tecnologia de visão computacional e infra vermelho para analisar os sinais de cansaço. Ao mesmo tempo, cruzamos dados de telemetria e DVR para analisar a situação como um todo, gerando maior assertividade na classificação e análise de risco. 

As informações são transmitidas em tempo real e, após realizada a classificação da criticidade do evento, são realizadas as intervenções cabíveis. Conforme criticidade, essas intervenções podem incluir desde buzzer, notificação sonora ao condutor, quanto solicitação de parada não programada para descanso, ou até, em casos mais graves, substituição do condutor.  

Implementar a solução é promover a segurança da sua frota, evitando acidentes, perdas humanas e materiais. Lembrando que a nossa solução de fadiga não é punitiva e sim educativa, visando a reabilitação do condutor para que esse volte a sua função atuando da melhor maneira possível, sem novas ocorrências.  

Conheça nossa solução completa para transporte de carga! Leia também: Mais segurança para a sua operação com o monitoramento de carga.

Por Assuntos

Conteúdos recentes

Assista também

YouTube player